sábado, 16 de marzo de 2013

"Este quarto..." de Mario Quintana


Para Guilhermino César

Este quarto de enfermo, tão deserto
de tudo,pois nem livros eu já leio
e a própria vida eu a deixei no meio
como um romance que ficasse aberto...

que me importa este quarto, em que desperto
como se despertasse em quarto alheio?
Eu olho é o céu! Imensamente perto,
o céu que me descansa com um seio.

Pois só o céu é que está perto, sim,
tão perto e tão amigo que parece
um grande olhar azul pousado em mim.

A morte deveria ser assim:
um céu que pouco a pouco anoitecesse
e a gente nem sabesse que era o fim...

Mario Quintana (Apontamentos de História Sobrenatural, 1976)


Este cuarto...

Para Guilhermino César

Este cuarto de enfermo, tan vacío
de todo, pues ni libros ya no leo
y mi propia vida dejé a la mitad
como una novela que quedase abierta...

¿qué me importa este cuarto, en que despierto
como si despertase en cuarto ajeno?
Yo miro ¡es el cielo! Inmensamente cerca,
el cielo que me acoje como un seno.

Pues sólo el cielo está próximo, sí,
tan cerca y amistoso que parece
una mirada azul posada en mí.

La muerte debería ser así:
un cielo que despacio anocheciese
y la gente ni supiese que era el fin...

Mario Quintana (Apontamentos de História Sobrenatural, 1976)
(Versión de Pedro Casas Serra)

No hay comentarios:

Publicar un comentario