miércoles, 16 de marzo de 2016

“O OFÍCIO DE ESCREVER” de Thiago de Mello (De Campo de Milagres, 1998)

O OFÍCIO DE ESCREVER

Lendo é que fico sabendo.
O que escrevi já caiu
na ida. Não me pertence.
Leio e me assombro: as palavras
que arrumei com paciência,
severo de inteligência,
cuidando bem da cadência,
perseverante, escolhendo
não escondo, as mais sonoras,
e as que gostam mais de mim.
Dando a cada uma o lugar
merecido no meu verso
(e que desta ciência os segredos
me deu o tempo de ofício,
um exercício de anos)
Pois as palavras começam
a dizer coisas que nunca
ousei pensar nem sonhar,
pássaros desconhecidos
pousando no meu pomar.
É quando descubro a rosa
— rosa em carne de palavra,
não é rosa da roseira —
que chamei para o meu poema,
rosa linda, venha cá,
venha enfeitar o meu canto,
se transmuda, mal a leio,
num sonho que vai se abrir,
no espinho que vai ferir.
Só nesse instante descubro
que a rosa, para ser rosa,
no esplendor da identidade
com qualquer rosa do mundo
precisa ser inventada.
Thiago de Mello, Campo de Milagres, 1998.
El OFÍCIO DE ESCRIBIR

Es leyendo como aprendo.
Lo que escribí ya cayó
en la ida. Ya no es mío.
Leo y me asombro: palabras
que dispuse con paciencia,
firme con su inteligencia,
cuidando de la cadencia,
perseverante, escogiendo
no niego, las más sonoras,
y las que gustan de mí.
Dando a cada una el lugar
más apropiado en mi verso
(que de esta ciencia el secreto
me lo dio el tiempo de oficio,
muchos años de ejercicio)
Pues las palabras comienzan
a decir cosas que nunca
osé pensar ni soñar,
pájaros desconocidos
posándose en mi pomar.
Es cuando encuentro la rosa
— rosa en carne de palabra,
que no rosa de rosal —
que convoqué a mi poema,
linda rosa, venga aquí,
venga a adornar mi canción,
si se altera, mal la leo,
en un sueño que va a abrirse,
en espino que va a herir.
Entonces sólo descubro
que la rosa, para serlo,
en brillo de identidad
con cualquier rosa del mundo
precisa ser inventada.

Thiago de Mello, Campo de Milagros, 1998.
(Versión de Pedro Casas Serra)

No hay comentarios:

Publicar un comentario