sábado, 19 de marzo de 2016

“OS ASTROS ÍNTIMOS” de Thiago de Mello (De Campo de Milagres, 1998)

OS ASTROS ÍNTIMOS

Consulto a luz dos meus astros,
cada qual de cada vez.
Primeiro olho o do meu peito:
um sol turvo é o meu defeito.
A minha amada adormece
desgostosa do que sou:
a estrela da minha fronte
de descuidos se apagou.

Ela sonha mal do rumo
que minha galáxia tomou.
Não sabe que uma esmeralda
se esconde na dor que dou.

A cara consigo ver,
sem tremor e sem temor,
da treva engolindo a flor.
Percorre a mata um espanto.

A constelação que outrora
ardente cruzava o campo
da vida, hoje mal demora
no fulgor de um pirilampo.

Mas vale ver que perdura
serena em seu resplendor,
mesmo de luz esgarçada,
a nebulosa do amor.
Thiago de Mello, Campo de milagres, 1998.
LOS ASTROS ÍNTIMOS

Consulto luces de astros,
uno solo a cada vez.
Miro primero al del pecho:
un sol turbio es mi defecto.

Mi amada se me adormece
disgustada del que soy:
la estrella que hubo en mi frente
de descuidos se apagó.

Ella malsueña del rumbo
que mi galaxia tomó.
No sabe que una esmeralda
se hurta en el dolor que doy. 
 
La cara consigo ver,
sin temor y sin temblor,
de sombra que engulle a flor.
Cruza la mata un espanto.

La constelación que otrora
ardiente cruzaba el campo
de la vida, hoy dura apenas
el fulgor de una luciérnaga.

Mas sirve ver que perdura
serena en su resplandor,
aún por la luz desgarrada,
la nebulosa de amor.
Thiago de Mello, Campo de milagros, 1998.
(Versión de Pedro Casas Serra)

No hay comentarios:

Publicar un comentario